» Saúde alerta para procedimentos répteis

27 de Janeiro de 2018 às 23h19

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população fique atenta para possíveis picadas de cobras. Do início do ano até agora, uma pessoa foi picada por uma jararaca. Conforme o coordenador do serviço 24 horas do município, Antônio Marcos Raimundo da Silva, quem for picado deve com a máxima urgência procurar a Unidade de Saúde 24 Horas de Almirante Tamandaré, que fica ao lado da prefeitura, no Centro (Rua Lourenço Ângelo Buzato). Lá, recebe os primeiros atendimento e até mesmo o soro para picada de cobra.

“Se possível, a pessoa deve trazer a cobra até o hospital para que a gente aplique o soro exato para combater o veneno. Tivemos apenas um caso e conseguimos aplicar o soro rapidamente. Importante é que as pessoas estejam atentas e saibam o que fazerem caso de picada de cobra”, alertou. A cobra gosta de locais úmidos, campos,matas e folhagens. É importante que o habitat natural dela não seja destruído para que o réptil não tente achar outros locais para se acomodar.

Marinoni – A localidade com maior registro de cobras é o Conjunto Marinoni, principalmente na Planta do Mirante, onde foram encontrados animais dentro de bueiros, embaixo de torneiras em jardins e até em porões.

Resgate de cobras – Em Almirante Tamandaré não existe um setor competente para fazer o resgate destes animais. No entanto, a Prefeitura tenta um convênio com o Instituto Osvaldo Cruz para que as cobras sejam recolhidas e os venenos usados para fabricação de soro. Enquanto a parceria não é firmada, o diretor de Meio Ambiente, Adel Cordeiro, pede para que a população ligue para a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (3699-3092), para que o resgate do animal seja providenciado e os moradores sejam devidamente orientados.

Fotos da Matéria

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 16/06/2018 às 13:29:52