» CEU é inaugurado em Almirante Tamandaré

19 de Janeiro de 2018 às 21h58

Moradores do Jardim São Vicente e de toda região do Graziela participaram da série de atividades que foram realizadas durante todo o dia no Centro de Artes e Esportes Unificados(CEU) Lauro Schlichting (conhecido como “Lauro 21”). O CEU foi inaugurado na última sexta-feira (19). Mesmo com muita chuva, a quadra do Ginásio Poliesportivo Prefeito João Wolf ficou lotada. O Ginásio também foi completamente reformado para a inauguração. O local ganhou ainda uma Academia ao Ar Livre. Em toda a estrutura foram investidos mais de R$ 4,5 milhões.

Os moradores participaram de campeonato de skate, futsal, puderam ver torneios de jiu jitsu, fanfarra dos Desbravadores Nova Jerusalém, da Igreja Adventista do Último Dia e ouviram músicas tocadas pela banda do Colégio Estadual Maria Lopes. Na estrutura, o CEU tem playground, atividades culturais e esportivas, cineteatro, quadra poliesportiva, pista de skate, sala de informática e locais para oficinas das mais diversas.

Um dos pontos mais importantes é a instalação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)– que atenderá as pessoas carentes da região do Graziela. O CEU terá uma gestão compartilhada – comunidade e entidades não governamentais irão auxiliar no uso do espaço para práticas esportivas e ações culturais, inclusão e promoção da cidadania, oferta de serviços socioassistenciais.

O secretário nacional de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini, disse que o Paraná tem sido um estado que tem orgulhado o governo federal pela atuação e parceria em programas de grande importância – como estruturas do CEU. “Hoje,depois da chuva, tenho certeza que vai funcionar a máxima que depois da tempestade vem a bonança”, disse ele. O prefeito Gerson Colodel, aproveitou para dizer que tudo o que é plantado com chuva, vinga. “Um governante que não investe em cultura, não investe em futuro”, ponderou Gerson Colodel.

Histórico - O CEU é um programa que já integra 148 unidades em áreas de vulnerabilidade social de todo o Brasil, alcançando mais de 140 municípios em 23 estados e no Distrito Federal.

Homenagem – O nome de Lauro Schlichting foi escolhido para dar nome ao CEU pela atuação que teve na região. Ele era comerciante e viveu toda sua vida ajudando o próximo.“Há 50 anos, não tínhamos recursos de saúde, nem ônibus que faziam a integração com Curitiba. Poucos moradores tinham carro. O Lauro tinha uma Rural e com ela prestava todo tipo de socorro. Uma vez, um bebê chegou a nascer dentro da caminhonete dele”, contou a viúva Dirce. Ela e o filho receberam uma placa em homenagem ao marido e pai.

Serviço– A inauguração será no complexo do CEU, na Rua José Milek Filho, 208, no JardimSão Vicente, Região do Graziela (anexo ao Ginásio Poliesportivo).

Fotos da Matéria

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 16/06/2018 às 13:29:52