» Tamandaré promove Encontro de Acessibilidade

07 de Dezembro de 2017 às 14h18

Almirante Tamandaré foi palco do I Encontro de Acessibilidade do Município, promovido pela Secretaria Municipal de Família, Desenvolvimento Social e Cultura. O tema debatido foi “Construa acesso, Derrube barreiras”. O encontro ocorre simultaneamente à Semana Internacional da Pessoa com Deficiência – data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992 com o objetivo de estimular uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência. “Estamos dando visibilidade para a pessoa com deficiência. Só seremos iguais, apesar da diferença, dando visibilidade”, ponderou a diretora geral da secretaria, Márcia Ferreira (que no evento representava a secretária e primeira-dama Viviane Colodel).

“A geografia de Almirante Tamandaré é muito acidentada. Naturalmente, já dificulta o acesso das pessoas com deficiência. No entanto, temos que discutir mais do que apenas o acesso físico. Temos que garantir o acesso à informação, cultura, serviços públicos, educação”, destacou o Ernesto Rossi, secretário de Saúde. Mães de pessoa com deficiência deram testemunhos e incentivaram outras mães a buscarem seus direitos.

Palestrantes – Os principais palestrantes do encontro foram: Rui Fernando Pilotto, médico, biólogo, mestre e doutor em genética, coordenador nacional de Prevenção e Saúde da Federação Nacional das Apaes; e o arquiteto Ricardo Tempel Mesquita, arquiteto especializado em acessibilidade. O Instituto Guerreiros de Arte Reabilitação enviou a Companhia Guerreiros para uma apresentação no encontro.

Paraná Inclusivo - O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência forneceu as cartilhas do Paraná Inclusivo volume I e II para a Secretaria trabalhar o fim do preconceito social. Já a Assessoria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência fez o empréstimo das cadeiras de rodas, bengalas e viseiras para ser realizada a Vivência com o Arquiteto Ricardo Mesquita.

Presenças – Estiveram presentes: o secretário de Gabinete, Comunicação e Ouvidoria, Aristides Gustavo Machado (que representou o prefeito Gerson Colodel); os vereadores Ednilson Caverna e Polaco; a diretora geral da Secretaria Municipal de Família, Desenvolvimento Social e Cultura, Márcia Ferreira; os secretários municipais Ernesto Rossi (Saúde) e Jocélia Alves Fonseca (Segurança Pública e Cidadania); Rosimeri Benites (presidente do Ampara); Ricardo Lima, representante do Departamento Estadual de Educação Especial e Inclusão; Mara Cristina Brito, Centro de Apoio Pedagógico do Estado; Fabuila Jungles, coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Ivone Ribeiro de Carvalho, presidente da Associação dos Moradores do Dona Luisa e do Bonfim; Vânia Paes de Lima, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Taisa e Parque Urucap; José Barbosa, presidente do Instituto ABBA.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 16/06/2018 às 13:29:52