Telefone: (41) 3699-8600(Centro) - (41) 3699-8700(Cachoeira)
prefeitura  | 

» Serviços de Saúde

·        ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção do SUS.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

 

·        VIGILÂNCIAEM SAÚDE

            A Vigilância em Saúde está fragmentada em: Vigilância Sanitária – fiscalização alimentar, de produtos e serviços de interesse à saúde; Vigilância Ambiental –vistoria a qualidade do fornecimento de água e condições de saneamento básico assim como ao lançamento irregular de esgotos e de animais em áreas urbanas, realiza ações preventivas e educativas, atuando com o suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente sempre que necessário; Vigilância em Saúde do Trabalhador - visa a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos; e Vigilância Epidemiológica – responsável por recolher, organizar e analisar informações acerca da saúde dos munícipes, dando suporte à implementação de ações de planejamento e possibilitando antecipação estratégica no enfrentamento de problemas de saúde pública.

            A Vigilância Epidemiológica compreende ainda o programa de imunização, controle de agravos, vigilância de nascidos vivos e de óbitos, a Rede de Proteção contra a Violência e o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.

 

·        ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

             A Assistência Farmacêutica (AF)engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde individual e/ou coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, visando a facilidade de acesso e uso racional.

 

·        ATENÇÃO ESPECIALIZADA

O principal objetivo da atenção especializada é organizar e aperfeiçoar o atendimento nos serviços da Rede de Urgência e Emergência do município e tem como responsabilidade o suporte 24 horas, garantindo à população um atendimento com qualidade e oferecendo uma resposta rápida e eficaz.

 

·        UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24H

Situada na região central, com atendimentos em nível de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e obstetrícia, psiquiatria e recepção de atendimentos via SIATE e SAMU.

 

·        SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

O Município possui um Centro de Especialidades com atendimentos em: cardiologia, dermatologia, fonoaudiologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psicologia, proctologia e urologia. Uma Central de Ambulâncias, uma Central de Transporte Sanitário e convênios para realização de exames de alta complexidade não realizados via SUS.

 

·        ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desempenham, além da função de prestar assistência a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, também de organizar, estruturar e prestar apoio às redes de proteção. O Município dispõe de um CAPS II (centro de atenção psicossocial), um CAPS ad (centro de atenção psicossocial álcool e drogas) e um projeto de implementação de uma equipe Multidisciplinar em Saúde Mental.

 

·        CENTRAL DE MARCAÇÃO

            Grande elo entre as Unidades de Saúde e os prestadores de serviços do SUS, é o setor responsável por todos os agendamentos de especialidades realizados via sistemas SUS, consórcios vigentes e serviços municipais.

 

·        OUVIDORIA

A ouvidoria é um canal democrático de informações e escutas aos usuários e trabalhadores da saúde, sendo um espaço de recepção das manifestações, com o objetivo de qualificar a gestão do SUS no âmbito municipal. O trabalho é realizado no sentido de uma ferramenta estratégica de promoção da cidadania, na qual a é incentivada a participação dos munícipes e sua inclusão no controle social do Sistema Público de Saúde.

 

·        GESTÃO DO SUS

A governança do sistema de saúde segue os princípios do SUS e pactuações entre esferas Municipal/Estadual/Federal. No período de 2017-2020 estiveram à frente da pasta dois Secretários de Saúde. As trocas de comando na gestão têm relação direta com os resultados obtidos até o momento. A última gestão iniciou em 04 de janeiro de 2021.


Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 11/Setembro/2021 às 17:59:53