AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Tamandareense, 52 anos, filho de Silvio Antônio “Tuty” Buzato e
Maria Elvira L. Buzato, casado com Michelle Ferraz; formado em
Filosofia, Administração e Contabilidade, pós-graduado em
Administração Financeira e Gestão de Negócios.
Iniciou a vida profissional no ramo de Mineração, onde trabalhou
por 12 anos, passando a lecionar pelo Estado e em gestão na
Indústria da Construção Civil e Terraplanagem.
Participa da Gestão Municipal como Secretário de Obras e
Infraestrutura desde 2018.
F O R M A Ç Ã O
IPAS – INS TITUTO POPULAR DE ASS ISTÊNCIA SOCIAL DOS
FRADRES CAPUCHINHOS
Bacharel em Filosofia – 1986
FES P – FUNDAÇÃO DE ES TUDOS S OCIAIS DO PARANÁ
Bacharel em Administração de Empresas – 1994
Bacharel em Ciências Contábeis – 1997
FES P – FUNDAÇÃO DE ES TUDOS S OCIAIS DO PARANÁ
Pós-Graduado em Gestão Financeira – 1999
FGV – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
Pós-Graduado em Gestão de Negócios – 2006
E X P E R I Ê N C I A
Diretor Administrativo | FAZ TUTY TERRAPLANAGEM LTDA
Junho/2007 – Julho/2018
Aquisição, manutenção e controle produtivo de Equipamentos Pesados
Comercial e Financeiro
Gerente Administrativo | ARGAFÁCIL ARMASSS AS
Agosto/2007 – Novembro/2011
Aquisição, manutenção e controle produtivo de Equipamentos Pesados
Comercial e Financeiro
Art. 30 - Compete à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio
Ambiente:
I - Quanto à Agricultura:
a) Promover a realização de programas de fomento à agropecuária e demais atividades
produtivas do Município;
b) Promover o fomento das atividades de produção rural;
c) Criar meios que beneficiem e facilitem a comercialização de gêneros alimentícios de
primeira necessidade;
d) Patrocinar eventos e atividades de orientação e defesa do consumidor e produtos;
e) Promover a articulação com diferentes órgãos, tanto no âmbito governamental como
na iniciativa privada, visando ao aproveitamento de incentivos e recursos para a
agricultura do Município;
f) Adotar medidas de incentivo e manutenção a produção agrícola e pecuária do
Município;
g) Promover feiras, compra direta do agricultor e outras medidas para fomentar a
economia agrícola do Município;
h) Promover a articulação com diferentes órgãos, tanto no âmbito governamental como
na iniciativa privada, visando o aproveitamento de incentivos para a agricultura do
Município;
i) Promover o incentivo à agricultura local fomentando as necessárias normas e
orçamento para a doação de calcário e mudas de morango;
j) Auxiliar a Comissão Organizadora da Festa do Morango na promoção, organização e
realização do evento alusivo ao aniversário da cidade.
II - Quanto ao Abastecimento:
a) Coordenar, executar e supervisionar convênio para manutenção e ampliação do
programa Armazém da Família;
b) Promover feiras, compra direta do agricultor e outras medidas para fomentar a
economia agrícola do Município;
c) Fomentar a agricultura familiar no município com a integração da área junto ao
circuito de turismo rural municipal.
d) Implantar, coordenar e gerir o(s) restaurante(s) popular(es) juntamente com a
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
e) Implantar, gerir o selo de inspeção de produtos de origem animal e vegetal em
parceria com o Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná – COMESP;
f) Implantar, coordenar e gerir o(s) restaurante(s) popular(es) juntamente com a
Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social.
III - Quanto ao Meio Ambiente:
a) Adotar medidas relativas à preservação do solo, subsolo; da flora e fauna do
Município;
b) Promover ações de proteção dos mananciais, adotando medidas de recuperação da
vegetação florestal das nascentes dos cursos de água;
c) Fiscalizar os cemitérios, matadouros, mercados e feiras-livres;
d) Adotar medidas fiscalizadoras e de controle de fontes do meio ambiente;
e) Realizar o controle e prevenção da poluição do meio ambiente no território do
Município;
f) Coordenar, executar e supervisionar a coleta de Lixo do Município;
g) Coordenar e supervisionar as atividades dos catadores;
h) Coordenar, executar e supervisionar a coleta de Lixo Hospitalar do Município;
i) Dirigir e coordenar a administração dos parques e praças municipais;
j) Dirigir e coordenar o programa de Castração animal;
k) Promover o licenciamento ambiental de obras públicas ou de interesse público, junto
aos órgãos estaduais e federais, ou ainda emitir no que lhe couber autorizações e
licenciamentos ambientais municipais.
l) Coordenar o Conselho Municipal de Meio Ambiente;
m) Auxiliar na coibição das ocupações irregulares em áreas de preservação
permanente – APP, áreas verdes municipais, áreas de parque e outras áreas públicas
de proteção ambiental;
- Endereço Rua Nossa Senhora da Conceição, 198 CEP: 83501-100 - Almirante Tamandaré - PR
- Contato 41 3699-3092 - 41 3669-0352 / whats: 41 99262-1359 / CASTRAÇÃO: whats: 41 99255-3196
- E-mail [email protected]
- Horário de atendimento 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 1/2018 – SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL/OSC A SEREM FINANCIADOS COM RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (RECURSOS VINCULADOS – FONTE DE RECURSOS 1510).
Para ler a íntegra: Clique Aqui.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 1/2018 – SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE - EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL/OSC A SEREM FINANCIADOS COM RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (RECURSOS VINCULADOS – FONTE DE RECURSOS 1510). Veja mais informações: Aqui.
Chamada Pública n º 01/2018 - Chamada Pública n º 01/2018/SMAAMA para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no âmbito do programa de aquisição de Alimentos- modalidade Compra da Agricultura Familiar para Doação Simultânea Municipal - PAA Municipal, com dispensa de licitação, para doação a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, confirme disposto pelo artigo. 19 da lei nº 10.696/2003 e pelo Convênio n º 1983/2015.
Edital completo: Clique Aqui.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 1/2019 – SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE - EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL/OSC A SEREM FINANCIADOS COM RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (RECURSOS VINCULADOS – FONTE DE RECURSOS 1510). Veja mais informações: Clique Aqui.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 1/2019. ATA Nº 02 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE. Veja na íntegra: Clique Aqui.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 1/2019. ATA Nº 03 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE. Veja na íntegra: Clique Aqui.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 1/2019. ATA Nº 04 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE. Veja na íntegra: Clique Aqui.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 1/2019. ATA Nº 05 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE. Veja na íntegra: Clique Aqui.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 1/2019. ATA Nº 06 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE. Veja na íntegra: Clique Aqui.
EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 01/2022 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE
EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS, ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS PARA COLETA, TRANSPORTE E A DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE CORRETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO, SEM REPASSE DE RECURSO FINANCEIRO.
Veja na íntegra: Clique Aqui.
ATA Nº 01/2022 - EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 01/2022 DE EMPRESAS, ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS PARA COLETA, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE CORRETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO, SEM REPASSE DE RECURSO FINANCEIRO.
Veja na íntegra: Clique Aqui.
Ata 2 -2022 credenciamento oleo_02-05-2018-151210 Veja na íntegra: Clique Aqui.
As denuncias de crimes ambientais como:
Descarte irregular de resíduos
Maus tratos contra animais
Desmatamento ilegal
Queimadas
Danos à vegetação protegidas
Poluição sonora
Emissão de gases e poluentes
Realização de obras irregulares sem licença ambiental
Funcionamento de atividades potencialmente poluentes sem licença
Podem ser realizadas das seguintes maneiras:
• Via Protocolo nos seguintes endereços:
i. Prefeitura: Av Emílio Johnson, 360 - Centro;
ii. Centro Administrativo: Rua Maurício Rosenmann, 15 - Cachoeira;
iii. Espaço Cidadão Dona Mirttis Wosch Galuski: Rua Prof. Alberto Krause, 1808 – Tanguá
• Via 156
I. Realizando ligação para 156 de um telefone fixo
II. No seguinte link: https://www.prefeitura156.pr.gov.br/prefeitura156/solicitacaoWeb.do?action=iniciarProcesso
• Via Ouvidoria
I. Ligando para 3699-8763
II. Enviando um e-mail para: [email protected]
Denúncias anônimas
Podem ser realizadas via 156 ou via ouvidoria, coloque o máximo de informações possíveis, incluindo fotos, endereços, ponto de referência e descrição da situação.
Diretor Administrativo
Simone Stedile
Diretor de Meio Ambiente
Wallison Campos Romero
Diretor de Parques e Praças
Gerson Schreiber
Coordenador da Casa do Agricultor
João Marcio Pientosa
Coordenador de Abastecimento
Claudia Simone Backe
Endereço: Rua Nossa Senhora da Conceição, 198 CEP: 83501-100 - Almirante Tamandaré – PR
Contato: 41 3699-3092 - 41 3669-0352 / WhatsApp: 41 99262-1359 / CASTRAÇÃO: WhatsApp 41 99255-3196
E-mail: [email protected]
Casa do Agricultor
Avenida Wadislau Bugalski, 1380
Botiatuba
Telefone: 3699-1022
A Feira do Produtor de Almirante Tamandaré é um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura, que visa fomentar a participação de pequenos produtores na oferta de produtos de alta qualidade e preços baixos à população tamandareense.
O comércio de mercadorias na Feira do Produtor é bastante variado: frutas, verduras e legumes vindos direto do produtor rural, conservas, bebidas, massas, doces, panificados, produtos coloniais, embutidos, derivados do leite, artesanato e diversos outros produtos.
CLIQUE AQUI para consultar o regulamento de Inscrição para a Raínha do Morango 2017
CONCURSO RAINHA DO MORANGO 2018
Para ler o Regulamento completo: Clique Aqui.
15 º CONCURSO RAINHA DO MORANGO 2019 REGULAMENTO - Clique Aqui.
PAB - Programa Alimenta Brasil
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é reativadoAntigo Fome Zero tem 51 agricultores cadastrados O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conhecido antigamente como “Fome Zero”, foi reativado em Almirante Tamandaré. Com 51 agricultores cadastrados, o projeto adquire produtos feitos no Município e encaminha para 22 entidades cadastradas e para merenda escolar. Como funciona – O PAA é um programa do governo federal – que repassa os recursos para a compra dos produtos feitos por agricultores familiares. Os alimentos depois são distribuídos pela Prefeitura. Entre as verduras adquiridas estão: cebolinha, abóbora, repolho, batata, pimentão, tomate, beterraba, alface, chuchu, couve e cebola.
CHAMADA PÚBLICA PARA CONVOCAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES LOCAIS CADASTRADOS NO PRONAF À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE FORNECIMENTO DE ALIMENTO AO PAA.
CLIQUE AQUI para exibir os DOCUMENTOS PARA OS AGRICULTORES
CLIQUE AQUI para exibir os DOCUMENTOS PARA AS INSTITUIÇÕES
CLIQUE AQUI para baixar a FICHA DA INSTITUIÇÃO DA UNIDADE RECEBEDORA
Relatório de Atividades - Novembro 2018: Clique Aqui.
Relatório de Atividades - Dezembro 2018: Clique Aqui.
Relatório de Atividades - Janeiro 2019: Clique Aqui.
VTN por Aptidão Agrícola - Julho de 2020: Clique Aqui.
Programa Municipal CastraMil
O Programa Municipal “CastraMil” é um programa de castração gratuita de animais domésticos, exclusivamente para cães e gatos, cujos tutores se enquadrem nos critérios para cadastramento.
Para participar é necessário preencher o cadastro seguindo as orientações e, após validação do cadastro, aguardar o contato da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente que informará a data agendada para entrega dos documentos e triagem (avaliação) do animal.
Somente após estes procedimentos será marcada a data para a cirurgia de castração que será realizada em uma Clínica Veterinária contratada pela prefeitura.
1. O que é Castração?
1.1 Esterilização/Castração - o que é?
- É uma cirurgia que impede a procriação e o cio;
- Deve ser realizada apenas pelo médico veterinário;
- É feita com anestesia geral.
1.2 Vantagens para os animais e para seus amigos humanos:
- Continuam guardiões de seu território;
- Tornam-se mais calmos;
- Os machos deixam de fugir atrás de fêmeas no cio;
- Deixam de miar ou uivar excessivamente;
- A esterilização previne as doenças do aparelho reprodutivo dos machos e das fêmeas e pode aumentar o tempo de vida dos animais.
2. Critérios para cadastramento
a. RESIDIR NO MUNICÍPIO;
b. RENDA FAMILIAR ATÉ 02 (DOIS) SALÁRIOS MÍNIMOS;
c. O ANIMAL DEVE TER DE 06 (SEIS) MESES A 08 (OITO) ANOS DE IDADE.
3. Documentação necessária:
3.1 Cidadão:
- CÓPIA DO CPF E RG DO TUTOR DO ANIMAL;
- CÓPIA DO CPF E RG DOS QUE RESIDEM NA MORADIA;
- COPIA DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO RESIDENCIAL NO NOME DO TUTOR DO ANIMAL: conta de energia elétrica, água, telefone, contrato de aluguel;
- CÓPIA DO COMPROVANTE DE RENDA DO TUTOR E DOS QUE RESIDEM NA MORADIA: contracheque (holerite) ou Declaração de Autônomo.
3.2 Protetor animal:
- CÓPIA DO CPF E RG;
- COPIA DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO DO ABRIGO DOS ANIMAIS, NO NOME DO PROTETOR ANIMAL: conta de energia elétrica, água, telefone, contrato de aluguel;
- AUTODECLARAÇÃO DE PROTETOR ANIMAL;
- COMPROVAÇÃO DO SERVIÇO DE PROTETOR ANIMAL: sujeito a análise.
ATENÇÃO: Protetores de animais serão efetivamente cadastrados no Programa CastraMil após fiscalização da prefeitura no endereço cadastrado para comprovação da veracidade das informações.
Para maiores informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, fone 99255-3196
O acesso aos serviços desta aplicação poderá ser suspenso ou ter cessada sua disponibilização a qualquer momento, por decisão da Administração Pública e mediante comunicação prévia aos seus usuários.
a. DECLARAÇÃO DE AUTÔNOMO
Modelo para impressão:
DOWNLOAD PDF
b. AUTODECLARAÇÃO DE PROTETOR ANIMAL
Modelo para impressão:
https://drive.google.com/file/d/16q3qbMt8_PYVMe08krTJ2kDYQyJ6zCwX/view
https://drive.google.com/file/d/1-LxlcRIeMxVWOlky8uuBIMSZ7S4tlcZZ/view?usp=sharing/
PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS -PMGIRS - PDF
Este formulário visa facilitar o processo de participação social da população na atualização do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Almirante Tamandaré-PR .
Neste formulário você poderá realizar sugestões, críticas e complementações acerca dos resultados preminares do Plano e assim, contribuir para melhorar as ações propostas para a gestão de resíduos sólidos no município. Contamos com sua participação!
O relatório do PMGIRS está disponível no site da Prefeitura Municipal para consulta pública a partir do dia 03/05/2023, e no dia 17/06/2023 está prevista Audiência Pública para apresentar o PMGIRS a toda a população.
Contamos com sua participação!
ATA ABERTURA CHAMAMENTO 036.2024
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 016-2024 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL CONSTITUÍDA POR CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA UTILIZAÇÃO DO CENTRO DE TRIAGEM MUNICIPAL II PARA RECEBIMENTO, TRIAGEM E COMERCIALIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DA COLETA SELETIVA MUNICIPAL
AVISO CREDENCIAMENTO PÚBLICO Nº 016-2024
Ata de sessão do chamamento público 06.2023
EDITAL CREDENCIAMENTO 007.2023 - COLETA DE OLEO
Edital de chamamento 006.2023. PDF
Editalde Chamamento Público para credenciamento de produtores rurais de Almirante Tamandaré, com base na Lei 8666/1993, para utilização, através de permissão de uso, do espaço anexo ao Armazém da Família, denominado Sacolão – Armazém da Família, área de 3x6 m, total 18 m², para comercialização de produtos da terra tais como frutas, verduras, legumes, condimentos, (temperos in natura e molhos), méis, compotas, geleias, pães, bolos e biscoitos de produção artesanal.
AVISO DE PRORROCAÇÃO EDITAL DE CHAMAMENTO PUBLICO 006-2023
ATA DE SESSÃO DE RECEBIMENTO DE DOCUMENTAÇÃO CHAMAMENTO PÚBLICO N. 006/2023. pdf
Solicitação de retirada de móveis, inservíveis, galhos e madeira
A secretaria realiza a retirada de galhos, madeiras, móveis velhos e inservíveis. Para solicitar a retirada é necessário entrar em contato com a secretaria informando o endereço completo e o tipo de material, que deve estar fora do portão da residência.
A retirada será realizada conforme disponibilidade da secretaria
Contato: 41 3699-3092 - 41 3669-0352 / WhatsApp: 41 99262-1359
Não realizamos a retirada de entulhos, restos de construção e eletrônicos.
Solicitação de roçada em via pública:
Pode ser realizada da seguinte maneiras:
• Via Protocolo nos seguintes endereços:
Prefeitura: Av Emílio Johnson, 360 - Centro;
Centro Administrativo: Rua Maurício Rosenmann, 15 - Cachoeira;
Espaço Cidadão Dona Mirttis Wosch Galuski: Rua Prof. Alberto Krause, 1808 – Tanguá
• Via 156
Realizando ligação para 156 de um telefone fixo
No seguinte link: https://www.prefeitura156.pr.gov.br/prefeitura156/solicitacaoWeb.do?action=iniciarProcesso
Solicitação de corte de arvores, anuências e solicitar informações sobre aspectos ambientais
Para a solicitação de autorização/anuência para corte de árvores, seja em terreno particular ou via pública, realize um protocolo, nos seguintes endereços:
• Prefeitura: Av Emílio Johnson, 360 - Centro;
• Centro Administrativo: Rua Maurício Rosenmann, 15 - Cachoeira;
• Espaço Cidadão Dona Mirttis Wosch Galuski: Rua Prof. Alberto Krause, 1808 – Tanguá
É necessário:
- Preencher corretamente o requerimento padrão com todas as informações;
- Indicar corretamente o endereço em que se pretende cortar as árvores, com o número predial;
- O requerimento deve ser em nome proprietário e assinado por este, exceto quando com procuração;
- Devem ser anexadas as cópias dos documentos de RG e CPF do proprietário;
- Deve anexar a cópia do documento da propriedade onde conste o nome do proprietário. O documento adequado é a Matrícula de Registro de Imóveis. Caso não possua a Matrícula poderá ser uma Escritura Pública de Compra e Venda. Caso não possua a Escritura poderá ser um Contrato de Compra e Venda. Caso não possua nenhum destes poderá anexar documento emitido pela Secretaria Municipal de Habitação. Como última opção, não possuindo nenhum destes documentos, poderá ser a cópia do IPTU;
- Em propriedade de pessoa jurídica devem ser anexadas cópias: do Cartão CNPJ, Contrato Social, e de RG e CPF do proprietário ou sócio da empresa;
A mesma regra se aplica a qualquer outro tipo de autorização ou anuência, salvo quando se tratar de Anuência para instalação de Indústrias, Fábricas, Empreendimentos Imobiliários, Postos de Combustíveis, Extração Mineral e outros. Pois, para estes será necessário procedimento que tramita anteriormente pela Secretaria Municipal de Urbanismo e/ou Departamento de Tributação.
Para solicitar informações sobre aspectos ambientais de um imóvel, como por exemplo, cobertura florestal e Área de Preservação Permanente – APP, os documentos são os mesmos anteriormente citados. No entanto, não é necessário ser o proprietário do imóvel para protocolar e assinar. Sempre será necessário anexar planta ou croqui de localização.