ODS Almirante Tamandaré

Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil (ONU, 2021).
A Agenda de 2030 entende planeta, pessoas, prosperidade, paz e parceria como áreas cruciais para o desenvolvimento saudável da vida e determina objetivos a serem atingidos até 2030 para a erradicação de problemas relacionados a cada uma delas. Ao todo são 17 Objetivos, conforme mencionado anteriormente, compostos por 169 metas e 232 indicadores, que apontam a urgência de colocar a sociedade em um caminho mais sustentável.

A ONU define os ODS como “integrados e indivisíveis”. Em outras palavras, esses dois adjetivos significam, respectivamente, o equilíbrio dos três pilares do desenvolvimento sustentável, (social, econômico e ambiental) e a relação interligada entre cada um deles. Entende-se que não é possível avançar em um Objetivo sem trabalhar e desenvolver outros de forma conjunta (ONU, 2021).
.
1 - Erradicação da pobreza - “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”.
2 - Fome zero e agricultura sustentável - “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.”
3 - Saúde e bem-estar - “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”
4 - Educação de qualidade - “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”
5 - Igualdade de gênero - “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”
6 - Água potável e saneamento - “Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”
7 - Energia limpa e acessível - “Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”
8 - Trabalho decente e crescimento econômico - “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos"
9 - Indústria, inovação e infraestrutura - “Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”
10 - Redução das desigualdades - “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.”
11 - Cidades e comunidades sustentáveis - “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”
12 - Consumo e produção responsáveis - “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.”
13 - Ação contra a mudança global do clima - “Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.”
14 - Vida na água - “Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.”
15 - Vida terrestre - “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.”
16 - Paz, justiça, e instituições eficazes - “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
17 - Parcerias e meios de implementação - “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.”

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Almirante Tamandaré

Em 12 de setembro de 2018, o Município assinou o Termo de Compromisso como o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico – CEDES em conjunto com a SEDU/Paranacidade, como o objetivo de promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização e mobilização em torno da agenda 2030.
O termo conta com 08 (oito) compromissos com a finalidade de contribuir com a implantação das ODS no município.