TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E RENDA
Secretaria Municipal do Trabalho, Qualificação e Renda

CONTEÚDO
Nascido em 18 de maio de 1988, em Almirante Tamandaré, Gerson Luiz Bini Júnior é Bacharel em Direito e ex-militar do Exército, onde atuou por seis anos. Sua trajetória no setor público começou como Assessor Jurídico na gestão de 2014 a 2016, e logo se destacou como Diretor Geral da Câmara Municipal de Almirante Tamandaré de 2017 a 2020.
Na gestão de 2021 a 2024, Gerson assumiu o cargo de Secretário Municipal de Ordem Pública, onde desempenhou um papel importante na organização e implementação de políticas de segurança e fiscalização. Agora, como Secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, ele traz sua experiência administrativa e jurídica para o desenvolvimento de ações voltadas à geração de emprego, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo local.
a) Incentivar e orientar a formação de associações, cooperativas e outras modalidades
de organização voltadas para as atividades econômicas em conjunto com a Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Econômico;
b) Coordenação das atividades com entidades ligadas ao emprego de mão-de-obra,
mantendo cadastro dos munícipes que procurarem o departamento do Trabalho, para o
encaminhamento;
c) Promover entendimentos com diferentes órgãos, tanto no âmbito governamental
como na iniciativa privada, visando à captação de recursos para a área de treinamento
e capacitação de mão de obra;
d) Assessorar atividades referente a convênios firmados com órgãos governamentais
para expedição de carteira de identidade e carteira de trabalho;
n) Auxiliar a Comissão Organizadora da Festa do Morango na promoção, organização
e realização do evento alusivo ao aniversário da cidade.
g) Coordenação das atividades com entidades ligadas ao emprego de mão-de-obra,
mantendo cadastro dos munícipes que procurarem o departamento do Trabalho, para o
encaminhamento;
h) Promover entendimentos com diferentes órgãos, tanto no âmbito governamental
como na iniciativa privada, visando à captação de recursos para a área de treinamento
e capacitação de mão de obra;
j) Assessorar atividades referente a convênios firmados com órgãos governamentais
para expedição de carteira de identidade e carteira de trabalho.
- E-mail [email protected]
- Contato 41 3698-2411
- Endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 384, CEP: 83501-080 – Vila Santa Terezinha - Almirante Tamandaré/PR
- Horário de atendimento De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA
É o acesso entre a empresa e o trabalhador; através desse serviço as empresas podem abrir vagas e os trabalhadores podem realizar as buscas e candidatar-se, caso seu perfil seja compatível.
O Ministério do Trabalho disponibiliza a busca de vagas de emprego, através da Carteira de Trabalho Digital.
Como fazer:
É só baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no qual o trabalhador tem todas as informações que encontra na Agência, podendo consultar ou candidatar-se as vagas direto do celular.
Lembrando que para o primeiro acesso a este serviço o trabalhador deve comparecer na Agência do Trabalhador para atualizar ou realizar o cadastro no sistema.
É so baixar o aplicativo na loja virtual (Apple store / play store).
Busca de Vagas de Emprego de maneira presencial do trabalhador.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ESTA BUSCA:
- Carteira de Trabalho Digital;
- Número do PIS;
- Comprovante de residência – endereço;
- RG;
- CPF.
- Para os empresários / empregadores: realizarem abertura de vagas poderá ser pelo telefone 3699-5614, pelo WhatsApp neste mesmo número ou através do e-mail [email protected]
- Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
SEGURO DESEMPREGO
O atendimento para o seguro desemprego poderá ser feito PRESENCIALMENTE (por ordem de chegada) das 8h às 11:30h ou das 13h às 16:30h.
O trabalhador poderá solicitar também o seguro desemprego pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (após baixada), entrar na aba benefícios e solicitar.
Somente poderá ser dada a entrada no Seguro Desemprego (SD), após 7 (sete) dias da data de demissão!
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SEGURO DESEMPREGO
- Carteira de trabalho;
- RG;
- CPF;
- Rescisão de contrato de trabalho;
- Comprovante do depósito do FGTS;
- Requerimento do Seguro Desemprego (SD).
O agendamento é feito somente pelo site: https://www.policiacivil.pr.gov.br
Deverão comparecer ao Posto de Atendimento somente nos dias e horários agendados.
O agendamento só tem validade se for feito no site oficial da Policia Civil do Paraná (PCPR).
Não tem taxa o agendamento e é feito ás 9:15hs da manhã.
Documentos necessários para a confecção do documento:
- Se solteiro – Certidão de Nascimento Original e sem rasuras e CPF;
- Se casado ou viúvo – Certidão de Casamento e CPF;
- Se separado, divorciado, desquitado – Certidão de Casamento Averbada;
- A inclusão da CNH, CTPS, PIS, Título de Eleitor e Cartão SUS, são opcionais.
Todas as Certidões deverão ser originais ou autenticados em cartório.
Atendimento prioritário não necessita de agendamento. (idosos com 60 anos ou mais / pessoa com deficiência / gestantes / lactantes / crianças até 2 anos de idade / pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
Taxa – 1ª via isento;
Taxa – 2ª via R$ 49,31.
Tem a opção da “segunda via fácil” para pessoas que tenham CNH ou RG (com expedição dentro do prazo de 5 (cinco) anos e que seja do Estado do Paraná só necessitem de renovação, de foto sem alteração de dados, feito diretamente pelo site:
https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/SOLICITACAO-LINE
deve-se saber o número do RG antigo e o mesmo deve ser do Paraná.
Para a confecção da Carteira de Identidade para menores de 16 anos, deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais (Perante a Lei);
- Acompanhantes trazer documento original ou cópia autenticada, (CIN/RG e CPF).
OBS.: Caso não possua CPF o Instituto de Identificação do Paraná fará a inscrição e validade junto à Receita Federal.
PESSOA ACAMADA
O requerente que estiver restrito ao leito e precisa obter a CIN, poderá ser atendido no local onde se encontra.
COMO SOLICITAR: O responsável / representante legal pelo titular do documento, deverá dirigir-se a um posto de atendimento do Instituto de Identificação, com a devida documentação:
Documento oficial com foto do responsável / representante legal;
Documento do acamado: Certidão de estado civil, original, atualizado e sem rasuras e CPF;
Atestado / relatório médico que informe a incapacidade de locomoção da pessoa acamada;
Comprovante de endereço com CEP da residência da pessoa acamada;
Telefone e endereço para atendimento.
Após o cadastro da solicitação, será agendado uma data para que um servidor do Instituto de Identificação vá até o local.
ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS
Somente pelo site:
https://www.policiacivil.pr.gov.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a sexta-feira das 8hs às 11:30hs e das 13hs às 16:30hs.
Telefone: 41 3699-7666
O setor de Carteira de Trabalho Digital auxilia na baixa da Carteira Digital e recuperação de senha da conta GOV.BR.
Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple store e Play store).
Ou acessar via a web por meio do link: https://servicos.mte.gov.br
Para atendimento no setor é necessário trazer:
- CPF;
- RG (CIN) ou CNH;
- Celular.
Se a pessoa não possuir celular, pode estar vindo com alguém que possua celular da sua confiança.
Atendimento por ordem de chegada da 8hs às 11hs e das 13hs às 16hs.
Serviço disponibilizado para maiores de 14 anos.
Telefone: 41 3657-1931 WhatsApp: 41 98446-3871
Desde 2017 à Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré, disponibiliza estes cursos através da Agência do Trabalhador, já preparamos muitas pessoas para o mercado de trabalho.
Nossos cursos são totalmente gratuitos aos munícipes, à divulgação é feita nas redes sociais; site da Prefeitura Municipal (https://tamandare.pr.gov.br/), Facebook (https://facebook.com/PREFEITURATAMANDARÉ), páginas do Facebook (https://www.facebook.com/p/SINE-Ag%C3%AAncia-do-Trabalhador-Almirante-Tamandar%C3%A9-100086722350279/) e Instagram (https://www.instagram.com/agentrabalhador/) da Agência do Trabalhador de Almirante Tamandaré.
Telefone: 3657-1812
WhatsApp: 4199883-2870
Requisitos para Matrícula:
- Residir em Almirante Tamandaré;
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência e outros pertinentes conforme grade curricular do curso.
As matrículas são feitas na Agência do Trabalhador presencialmente, salvo em algumas parcerias que será disponibilizado o link para inscrição.
Rua Lourenço Ângelo Buzato, 384 – Vila Santa Terezinha – Almirante Tamandaré – CEP 83501-080.
Secretário Municipal
Gerson Luiz Bini Junior
Gerente da Agência do Trabalhador
Silvana Aparecida Norberto
41 3698-2411
Setor de Identificação
41 3699-7666
Setor de Carteira de Trabalho
41 3657-1931 WhatsApp 41 98446-3871
Setor de Cursos Profissionalizantes
41 3698-1812 WhatsApp 41 99883-2870
Setor de Captação de Vagas
41 3699-5614 o WhatsApp é o mesmo número.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Rua Lourenço Ângelo Buzato, 384 Vila Santa Terezinha – Almirante Tamandaré PR CEP 83501-080
E-mail: [email protected]
O Município de Almirante Tamandaré possui Acordo de Cooperação Técnica para Adesão ao Programa “BANCO DO EMPREENDEDOR”, CELEBRADO COM AGÊNCIA DE FOMENTO PARANÁ S. A. Para atender o empreendedor informal às empresas de médio porte, as linhas de crédito Fomento Paraná atendem às mais variadas demandas.
Localize nossos postos de atendimento:
Agência do Trabalhador
Rua Lourenço Angelo Busato,384 - Santa Terezinha- Centro
41- 3657-1931- 41-92004-6402 - Agente de Crédito - Alice Rosner!
FACEBOOK – Microcrédito Programa Mão amiga – Almirante Tamandaré
Espaço Empreendedor
Rua. Rachel Cândido de Siqueira, 533 - Jardim São José - Centro
41- 3657-1015 - Agente de Crédito - Luciane !
Consulte um agente de créditos nossos Postos de atendimento.
E saiba mais como acessar as linhas de crédito do Fomento Paraná.
www.fomento.pr.gov.br
Confira as linhas de Crédito
#Micro Fácil
# Fomento GiroFácil
#Bancoda Mulher Paranaense
#Bancoda Mulher Paranaense -MPE
#Bancodo Empreendedor