Rua das Laranjeiras e Delegacia Cidadã são entregues a população

A Rua das Laranjeiras, uma das principais vias de Almirante Tamandaré recebeu nova pavimentação e foi modernizada. A obra foi entregue pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira (26). Com um orçamento estimado de R$ 4,06 milhões, a remodelação da via custou R$ 2,7 milhões após o processo de licitação. Os recursos são do Estado, do orçamento da Secretaria da Infraestrutura e Logística, e foram repassados ao município a fundo perdido, sem necessidade de devolução.

A rua funciona como uma ligação os bairros Colônia Santa Gabriela, Lamenha e Tanguá em Almirante Tamandaré e liga ao bairro Taboão em Curitiba. A área pavimentada vai da Avenida Wadislau Bulgaski (Lamenha Grande) até a Rua Elízio Ferreira do Nascimento (Tanguá), totalizando 2,18 quilômetros de extensão.

"Almirante Tamandaré, ao longo dos últimos 30 anos, cresceu muito. Muitas pessoas vindas do Interior vieram morar no Norte da Região Metropolitana de Curitiba. E a infraestrutura não acompanhou o volume de pessoas que vieram para cá. Nossa responsabilidade é recuperar o tempo perdido", disse o governador.

Ele afirmou que a região da Rua das Laranjeiras se tornou muito importante a partir de uma recente industrialização, o que fez crescer a necessidade por investimentos em logística. "Essa infraestrutura vai dar a oportunidade para que as empresas que já estão aqui, e outras que estão por vir, possam ter uma logística melhor, além de dar mais segurança para pedestres e moradores da região. É uma comemoração poder inaugurar essa rua tão importante", acrescentou.

Segundo o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, a região se destaca pela presença da fábrica de tapetes Kapazi, responsável por mais de 800 empregos. Ele disse que a pavimentação vai agilizar a logística industrial no local, criando um novo acesso ao Contorno Norte pela Rua das Amoreiras. "Essa é uma obra muito importante e uma reivindicação antiga da comunidade. A pavimentação traz segurança, fluxo e desenvolvimento regional, gerando emprego e renda para nossa população", afirmou Colodel.

INFRAESTRUTURA LOCAL – Os 2,18 quilômetros entregues fazem parte do segundo lote dos trabalhos de pavimentação da Rua das Laranjeiras. A primeira fase, de 1,4 quilômetro, foi realizada pela Prefeitura de Almirante Tamandaré, ligando os bairros Lamenha Grande e Tanguá.

DELEGACIA CIDADÃ

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (26) uma nova Delegacia Cidadã da Polícia Civil, a quinta do Paraná. A estrutura, instalada em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, teve um investimento de R$ 4.593.147,37, com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governador Carlos Massa Ratinho inaugurou a unidade, que começou a ser construída no primeiro semestre de 2020.

"Um prédio moderno, estruturado, que vai conseguir atender melhor a população, não só de Almirante Tamandaré, mas também de Campo Magro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Colombo. Não tenho a menor dúvida de que a segurança de toda essa região será fortemente impactada, com a solução de crimes e a redução dos índices de criminalidade", afirmou o governador.

Ele destacou que com uma população estimada em mais de 120 mil habitantes, Almirante Tamandaré necessitava de uma delegacia que oferecesse atendimento mais adequado para os usuários. O complexo está localizado na Rua Domingos Scucato, no bairro Jardim Monte Santo, ao lado do Parque Anibal Khury.

"A estrutura antiga era precária, considerada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) como uma das piores do País. Agora, tenho certeza de que com a Delegacia Cidadã Almirante Tamandaré vai passar a ser referência nacional", disse. "Sei, por exemplo, que uma delegação da Bahia veio conhecer o projeto com o interesse de levar para lá", destacou Ratinho Junior.

A antiga delegacia do município funcionava em um prédio que foi entregue para a Polícia Civil na década de 1980, contava com três cartórios, sala do delegado, um pequeno espaço de atendimento para apenas cinco pessoas sentadas e uma carceragem que foi interditada por decisão do Judiciário. O mobiliário também é antigo e salas não contavam com ar-condicionado.

Já o novo espaço, explicou o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, é considerado de Padrão II, em razão da estrutura com dois pavimentos. Conta com uma área de 1.319 metros quadrados, projetada para reunir diversas especialidades da Polícia Civil em um único local, centralizando os serviços à população.

A busca, ressaltou ele, é por um atendimento humanizado e seletivo às vítimas e agressores, em espaços separados, assim como atendimento isolado para crianças, adolescentes, mulheres e idosos, e salas para advogados e para a Polícia Militar.

"O projeto foi pensado para melhorar a qualidade do atendimento à população, direcionado para que as pessoas possam se sentir à vontade, em local reservado. É um ganho expressivo", afirmou Rockembach. "E, por outro lado, valoriza também o policial civil, que passa a ter condições adequadas de trabalho".

Para o prefeito Gerson Colodel, essa é apenas uma parte do investimento do Governo do Estado em Almirante Tamandaré. "Se somar todos os projetos, os recursos destinados para o município chegam a quase de R$ 170 milhões", ressaltou.